Publicado por: MotociclismoBR | 24/05/2010

Trocando a Relação

primeiro tire a roda traseira soltando essa porca, tire o eixo e ñ perca o espaçador q vai cair do lado direito dela…

se vc estiver usando e tb colocando uma corrente com emenda, o trabalho fica muito fácil, é só soltar essa travinha no sentido da seta q ela se desmonta

pra te acesso ao pinhão vc vai soltar esses parafusos circulados em amarelo e o circulado em vermelho q solta o pedal do cambio, vc tem q tirá-lo senão essa tampa ñ sai….

sem a tampa

aki vc vê o pinhão q é preso somente por akele anelzinho de ferro alí..retire o anel e o pinhão solta normalmente….depois coloque o novo e recoloque o anel de ferro, cuidado pra ñ deixar ele meio solto…

esse é o pinhão q tava na moto…marca VAZ..dá pra ver os dentes dele quebrados e lascados..ñ sabia q podia ficar assim…

pra trocar a coroa é muito simples, deposi de tirar a roda vc solta essas 5 porcas somente…aí vc retira a coroa da roda e coloca a nova

como disse antes….se vc estiver usando uma corrente com emenda, e tb tiver trocando por uma com emenda, é só fazer akele eskeminha da travinha da corrente tanto pra soltar qto para prender, aí seria só passar a corrente pelo lugar certo no quadro e o trabalho estaria pronto……

como a corrente q estou colocando é sem emenda, o trampo ficou muito mais coplicado, vc tem q soltar a balança (toda parte da suspensão traseira) da moto para poder passar a corrente no lugar certo…

depois de soltar akela porca, retire o eixo , a balança ñ vai despencar pq ela está presa nos links do amortecedor e o amortecedor ao quadro, akí vc vê ela solta e por onde vc tem q passa a corrente

como é a primeira vez q eu fiz isso sofri pra caraio pra passar a corrente já q ñ tinha espaço, tive q soltar essa peça da suspensão para fazer uma folga entre a balança e o quadro e passar a corrente, deu um trampinho pra remontar sozinho pq é difícil alinhar os furos pra passar o parafuso, se tiver alguém pra ajudar é rapidinho..

aki com a corrente já no lugar, depois é só realinhar a balança do lugar e passar o eixo

essa foto eu comparei as duas coroas..dá pra ver nitidamente a diferença dos dentes, na preta q é a velha eles estão gastos formando pontas afiadas…

não esqueça de reapertar bem todos os parafusos e porcas na hora da remontagem, e tb ñ eskeça de regular a folga da corrente e alinhar a roda…lubrifique regularmente sua corrente, sua relação irá durar muito mais tempo….

IMPORTANTE: nunca acione o pedal ou o manete do freio qdo as rodas estiverem desmontadas…pra fazer os pistões do freio voltarem ao lugar pra poder encaixar no disco de novo é um baita trampo…

AUTOR : LEO (Moderador do Fórum GS500OnLine.com.br)

http://www.gs500online.com.br

https://suzukigs500.wordpress.com/


Responses

  1. Iae Leo blz ?
    viu se sabe se tem pinhão 15 ou coroa 43 pra GS ?
    abraços.


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