Publicado por: MotociclismoBR | 18/07/2010

GS500–Limpeza dos Carburadores

AUTOR : LÉO ( Admin do Fórum GS500online )

vcs vão ver o qto é fácil fazer esse trabalho em casa sem tremedeiras….a parte mais trabalhosa disso tudo é desmontar e montar a moto pois a limpeza e regulagem do carburador é simples até demais, vc ñ irá encontrar molas pulando, parafusos estranhos ou regulagens milimétricas…a única coisa q irá fazer é limpar as peças mostradas nesse tutorial…bom divertimento
primeiro tire o tanque da moto, já tem um turotial feito somente pra ensinar isso
olhando a moto de cima sem o tanque é isso q irão ver, 1-bateria, 2-caixa do filtro de ar, 3- carburadores e 4-motor…

 

agora te q tirar a cx do filtro de ar , são só 2 parafusos, um de cada lado da caixa, use uma chave 10mm…..


depois com uma chave philips solte as abraçadeiras , são duas q ligam a cx ao carburador e mais duas q ligam o carburador ao motor

depois de ter soltado tudo isso vc vai ver q tem uma mangueira presa na parte de cima da cx q vai até uma tampinha do motor, é só desconecta-la, depois é só puxar a parte posterior da caixa pra cima, ela vai se soltar do carburador e sair normalmente…nas motos modelo antigo fica mais fácil se vc soltar a torneirinha do combustível pois ela dá uma atrapalhada…vc vai notar q na parte de baixo da cx tem uma outra mangueira conectada, solte-a ou tire junto, tanto faz, só ñ eskeça de colocá-la no lugar qdo remontar tudo…aki uma visão da moto já sem a cx


hora de tirar o TEMIDO carburador, primeiro vc tem q livrá-lo de tudo q o prende…1- cabo do acelerador, 2-cabo do afogador, 3- mangueira do vácuo, essa mangueira do vácuo sempre esteve do lado direito nas minhas motos, mas já ouvi falarem de estar no lado esquerdo de outras , mas é o mesmo procedimento, ñ tem como errar….outra, no modelo antigo vc só vai ver 1 cabo do acelerador, no modelo novo vc ve 2 igual o da foto…


solte a mangueira q traz o combustivel até o carburador, ela é uma grande q fica por baixo ligada a um T, q é dalí q alimentará os 2 carburadores ao mesmo tempo, solte a presilha(caso tenha) com um alicate e com cuidado pra ñ derramar gasolina desconecte a mangueira

antes de tirar o carburador, vc tem q secar as cubas q ainda estão cheias de gasolina, pra fazer isso vc tem q ter uma mangueirinha e colocá-la nessa pontinha e soltar esse parafuso mostrado na foto, faça nos dois lados


pronto, só puxar o carburador q ele sai, a foto mostra a moto sem o carburador

agora pra abrir o carburador, vire ele de cabeça pra baixo , nos modelos antigos vc só vai ver 2 parafusos em cada tampa, no modelo novo são 4 em cada tampa, solte-os e retire a cuba (tampa) do carburador


é isso q vc vai ver….essa peça colorida é a bóia e essas 3 peças douradas no meio são os gicleurs, mais uma difereça entre os modelos, no modelo antigo vc só vai ver 2 gicleurs, esse carburador q estou mostrando é do modelo novo já..



aki minha cuba mostrada na parte de dentro, está bem limpa já q ando sempre com a moto, se a sua estiver suja vc vai pegar um pouco de gasolina e um pincel para limpá-la ao maximo..coisa simples de fazer…

com uma chave de fenda retire os gicleus , eles são presos rosqueados como parafusos mesmo…nessa foto vc ve sem os gicleurs e dá pra ver a ponta da agulha alí aparecendo …


esté é o gicleur q a maioria vai ver, dos modelos antigos cada carburador tem 2 gicleurs, um desse e um outro escondido dentro de um tubinho lodo ao lado q é o gicl de baixa …ou seja, 2 em cada lado


tá vendo akele furinho lá embaixo?..é alí q vc tem q limpar em todos os gicleurs pois é por ele q a gasolina passa….qdo usamos combustível ruim ou sujo ou coisa do tipo, akele furinho, q é muito pequeno se entope, a gasolina ñ passa e a moto falha…simples ñ???…o certo seria dar um jato de ar em todos os gicleurs, mas como ñ tenho essa condição, eu limpo com um pedaço de arame mesmo…passa por dentro e já era..

só a título de curiosidade, esse é o jogo de gicleurs da GS modelo novo

aki são as pequenas entradas de ar q tb seria bom dar um jato de ar nelas…mas eu tambem meti um arame bem fininho alí…

agora uma parte legal….regular o carburador pelo famoso "PARAFUSO DA MISTURA", esses circulados na foto são os parafusos da mistura, com o carburador instalado eles são de difícil acesso, vc tem q ter uma chave de fenda bem pequena e curta pra mecher nele..enão aproveitamos pra fazer enqto o carburador está na nossa mão….vc vai apertá-lo até o fim, ou seja, fechar totalmente e depois vai soltando e contando qtas voltas vc vai dando..em todas as motos q eu mechi até agora, essa regulagem ficou entre 2 voltas e meia e 3 voltas e meia….isso vai variar de moto pra moto…mas é bem por aí, comece com 2 voltas e meia e se a moto ficar ruim de saída, abra mais meia volta e vai testando, sempre tente em 0,5 por 0,5 voltas até q vc ache q a moto está boa…… essa regulagem é básica pra todas as motos, salvo algumas excessões e motos com escapamentos esportivos q vc deve abrir MAIS 1/2(meia) a 1 volta…

agora é só remontar tudo na ordem inversa, ñ esquecer de reapertar nada e boas esticadas…
dica: pra remontar a cx do filtro de ar e carburador vc tem q tomar cuidado pra vedar certinho as borrachas, se der entrada de ar falso por alí sua regulagem vai ficar diferente e a moto ñ vai ficar boa…o mais chato é remontar a cx do filtro de ar……EU sempre faço o seguinte, encaixo primeiro a caixa ao carburador e só depois eu encaixo esse conjunto (cx e carburador) no motor…pra mim sempre foi mais fácil assim pois apanhei muito já tentando encaixar primeiro o carburador e só depois a cx do filtro de ar…
recomendo vc equalizar os carburadores depois de fazer isso tudo já q tá com a mão na massa

Fonte: http://www.gs500online.com.br

https://suzukigs500.wordpress.com


Responses

  1. Parabéns pelo tutorial! É um excelente serviço ao cidadão. Valew!

    • Valew Anderson … sinta-e convidado a participar também do http://www.gs500online.com.br ( se já não for membro ) onde poderá trocar ideias com proprietarios de GS500 e mais informações sobre essa excelente moto…..

  2. minha est dando falta de cobustivo eu queria um esguema das mangueira da gs 500E 2008

    • blz francisco…vamos dar uma olhada e se achar postamos aqui no blog… falow

  3. presiso saber porque a minha moto engasga tenho uma gs 500 2002 a torneira fica on ela engasga ai
    coloco no pri e ela anda bem fis linpesa de carbuação e troquei o filtro de ar o que pode ser

    • É que no PRI a gasolina passa direto e boa, o problema é parada….
      A torneirinha da GS funciona a vacuo, e a posição PRI alimenta por gravidade sem o vacuo, o que acontece e que o diafragma da torneirinha resseca devido a boa qualidade da nossa gasolina e começa a apresentar esse problema…
      é bem provável que vc terá que trocar o reparo ou a prória torneirinha ….

      falow

  4. valeu vou comprar a torneira completa obrigado

  5. ola pessoal alguem me de uma lus não concigo achar diafragma da gs 500 2001 ou a torneira completa se souberem me um alo valeu.

    • Procura no site http://www.mercadolivre.com.br q tem uma lj no sul q vende só o reparo q é bem mais barato q a torneira toda. Acho q paguei R$ 50,00 há seis meses.

  6. dae galera eu não estou achando os 2 coletores de admição ………..alguem sabe onde vou achar …………

    • Boa noite eu tenho varias peças da gs 500

      • oi presciso peças do carburador gs 500

  7. Tem algum problema em susbistituir a caixa de filtro de ar por dois filtros esportivos ???

    • Boa noite meu amigo já vi 2 modelos para gs 500 da marca k&n ambos sao lavaveis um modelo vc tem que retirar até a caixa do filtro e o outro modelo vc troca somente o filtro eu comprei este mais como vc já deve ter visto a cima estou com outros problemas no momento e nao liguei a moto ainda comprei no mercado livre produto muito bom, e vc sabe a vida do filtro é relativamente curta e o orig. é uma fortuna e lem do mais é de extrema importancia,e nao esquece que para um bom desempenho sera necessario equalizar os carburas. espero ter ajudado Abraço.

  8. Boa noite meus amigos, comprei a pouco tempo uma gs 500 ano 2008
    desmontada e preciso de ajuda com as mangueiras do vacuo e as mangueiras que vao na lateral direita do carbura e que é ligada numa peça presa no quadro em cima do cabeçote e esta peça recebe 2 mang. que vem do cilindro próx. a saida do escap. o que é isso meu Deus minha 98 nao tinha nada disso….. por favor me ajudem.

    • Blz Marcel … uma dica boa é vc se cadastrar no http://www.gs500online.com e fazer contato com o LEO (Moderador) que é mecânico de primeira e sabe tudo de GS500 … abraxx

      • Ok, amigo muitto obg. pela ajuda vou tentar.

  9. Uma pequena observação, não se deve enfiar arame ou fios nos gicleurs, isso muda a medida por ser um orifício muito delicado; o ideal é mesmo o jato de ar

  10. parabens amigo foi claro tudo que vc informou.

  11. excelente prestaçao, os carboradores da minha gs 500e sao um pouco diferentes,
    mas deu tudo direitinho, limpeza com ar comprimido,
    uma pequena afinaçao e já esta, excelente ..
    Obrigado pela dica , encaixar os carboradores ja com a caixa de ar montada, foi super facil..

    PARABENS .
    Obrigado pela ajuda..

  12. boa noite tenho uma gs 500 de 1989
    quando estou para arrancar ele engasga muito preciso acelarar muito para ficar boa o que sera se for em primeira devagar vai sempre as solusos
    obrigado

  13. Fala irmão uma boa tarde!! Tenho uma gs ano 97 e ela está dando excesso de gasolina na vela esquerda. o que faço?

  14. Show de bola o tutorial…
    Só uma duvida, como que faz para tirar a agulha da tampa do carburador???

  15. Pessoal estou comprando uma GS 500e 98 com 57.500 KM, não fechei negócio porque ainda estou com dúvida sobre esta moto. Gostaria da opinão de vocês que já possuem uma GS 500e se é uma boa moto, posso comprar sem medo? Acho com facilidade peças para reparo? Estou pagando R$ 8.500,00 é o preço justo? Quais são as diferenças da 98 para 08? (além do ano é claro.) Abraço à todos

  16. Eu comprei uma gs500 do meu irmão que deixava a moto parada por muito tempo a ponto de ter que trocar o óleo pelo tempo e não pela quilometragem. Hoje quando ligo ela a primeira vez do dia a lenta se mantém no RPM certo, mas logo que saio com ela a rotação fica entre 2000 e 3000 giros. Pode ser sujeira no carburador? Já me falaram que a sujeira pode prender a agulha ou algo assim mantendo ela acelerada. Quero saber a sua opnião antes de realizar esse procedimento. Muito obrigado.

    • Leandro boa noite , gostaria muito que fosse sujeira, mas para decepção dos possuidores da Gs 500 é com certeza problemas do pistonete … o que acontece é o seguinte quando a moto é desligada a agulha ela desce ficando na posição original e quando vc torce o cabo a agulha é levantada pelo pistonete trabalhando em conjunto com o diafragma fazendo um movimento de sobe e desce é neste momento que a agulha não volta a posição original de marcha lenta, deixando sua moto entre 3000 mil giros quase te deixando looouuuco rs…
      espero ter ajudado …

  17. eu gostaria de saber as medidas dos gicles do carburador alguem sabe??

  18. Meu carburador esta vasando gasolina alguem sabe o que pode ser? Como posso saber se é a boia ?

  19. Bom dia amigos, aos interessados em resolver o problema de vazamento da torneira de combustível na GS 500 tenho uma ótima opção, coloquei um registro que bolei na minha GS a mais ou menos um ano e ficou um espetáculo, sem reparos, sem complicação de fácil instalação, anunciei nos saites de venda por R$90,00, aqui na minha região ja tem mais uns 4 camaradas que tambem achavam um absurdo pagar R$430,00 na torneira do tanque e mais R$580,00 na do quadro correndo o risco de ter de trocar posteriormente, então acho que vale a pena, um abraço pra todos.

  20. olá amigo… a minha gs 500e 2008 esta afogando direto, esta pasando gasolina direto pela torneirinha do vacuo, saberia me dizer a onde consigo a boia do carburador?

  21. Legal pelas dicas, muito massa da sua parte ajudar os 500teiros, eu fiz um kit de hidrogenio pra minha e vou testar, tava procurando o melhor geito de mexer na mistura pois tenho q diminuir a gasosa e aumentar o ar, tava procurando pois varias vzs ouvi falar q o carburador da GS eh complicado, mas vc mostrou q eh como os outros… se vc querer passo pra vc fotos de como ficou o hidrogenio e os resultados… abraço

  22. ola minha gs 500 2008 em alta esta falhando , ja equalizei ja limpei carbo , a unica coisa assim que ta diferente e filtro de ar paralelo ??

  23. ola meus amigos…eu gostaria de saber c alguem sabe quais os gicles q sao usados na gs 500 96….a minha foi alterado por algum sabe td e agora ela esta dando excesso de combustivel….obrigado


Deixe uma resposta

Categorias

