Publicado por: MotociclismoBR | 04/08/2010

GS500 – Torneira de Combustível – Saiba mais…

A torneirna de todas as GSs e de muitas outras motos grandes carburadas tem um diafragma de borracha q veda a passagem de gasolina, existe uma mangueira q vai do carburador até a torneira q é a mangueira do vácuo, ….o q é isso?…qdo o motor é ligado ele chupa o ar pra dentro dele certo?..isso produz o tal vacuo, a mangueira transfere esse vacuo pra torneira, puxando o diafragma para um lado o q deixa a passagem de gasolina livre, qdo desliga o motor, o vacuo some e uma mola empurra o diafragma de volta ao local onde veda a passagem de gasolina….

mas imagina assim….se a torneira só dx passar gasolina se o motor tiver ligado, como q ele vai pegar se o carburador estiver seco? por ex: vc desmontou o carburador pra limpar e qdo remontou ele estava seco, ou qdo a moto fica muito tempo parada e a gasolina da cuba seca…e aí??….pra passar gasolina pro carburador o motor tem q tá ligado, mas ele ñ liga sem gasolina….é aí q entra o PRI…

o PRI é a posição da toneira onde a gasolina passa direto sem a intervenção do diafragma, então vc coloca no PRI, espera alguns segundos e tenta dar a partida, a gasolina vai ter chego no carburador então a moto vai ligar normal, logo q ela ligar vc tem q colocar a toneira no ON ou RES……

Se quiser andar com a moto na posição PRI pode..ñ tem problema, o problema é deixar a moto parada com a torneira no PRI….a gasolina vai tá aberta e pode transbordar os carburadores, isso pode encher o motor de gasolina o q vai ferrar tudo ou simplesmente afogar a moto na hora de ligar de manhã o ainda essa gasolina toda voltar pra cx do filtro de ar e escorrer pela mangueira do ladrão dela…então se algum dia alguem ver uma  poça de gasolina no chão embaixo da moto pode ter sido isso o problema…

AUTOR => LÈO (ADMIN DO FÓRUM GS500ONLINE)

Explicativo da ligação da torneirinha ( GS Modeloa anterior a 2001 )

a mais grossa vai pro T de baixo do carburador, a mais fina q é a do vacuo da torneira vai no pininho q tem no carburador esquerdo

OBSERVAÇÃO : …na GS nova é no carburador direito naquele pininho dourado


essa foto mostra como ligar as mangueiras no registro do tanque…a q sai de tras da torneira vai no pino da frente do tanque e a mangueira q sai da frente da torneira vai no pino de tras do tanque

VEJA MAIS NESSE ESQUEMA

www_gs500_de_HoseRouting

Visitem também o www.gs500online.com.br

https://suzukigs500.wordpress.com/


Responses

  1. atraves da foto ilustrada confirmei um erro na ligaçao de mangueira de combustivel de minha 500 pois esta transbordando gas direto e nao é o diafragma furado

    • BLZ Ricardo … esse é o objetivo do blog, apresentar o maior numero possivel de informações e imagens sobre nossa maravilhosa motocicleta …

      • Então amigo, tenho uma GS 98 / 98 desde zero que é minha, hehe adoro ela, nao vendo por nada, só que estou numa novela que parece não ter fim, de vez em quando a gasolina desce moto abaixo, tipo como vc citou la em cima, a torneirinha eu nao mexo, fica sempre na RES, e sempre coloco R$ 20,00 de gasolina, ja troquei a torineira e o diagragma, e depois de um mês achei que tinha parado de fez, e sabado passado tava lá…. a temida POÇA DE GASOLINA !! Retirei o parafuso debaixo do s carburadores e precebi que a gasolina esta passando direto, tanto no res quanto no pri e no on, por fim achei uma posição entre o res e o pri e nao passou gasolina direto, secou os copinhos. Coloquei os parafusos de volta nos carburadores e liguei a moto, achei que tinha fechado a passagem de vez da gasolina, porém nessa posição a moto funcionou , e deixei a ligada por via das duvidas, a moto nao parou de funcionar, será que a torneira esta com defeito ou será o retentor ? troquei a 1 mes mais ou menos e só estou usando gasolina aditivada, e… fui na oficina sabado passado, engraçado, ate ela voltar na oficina ela estava funcionando tudo normal, ao sair de lá percebi que a chave de regulagem da aceleração estava totalmente desrosqueada, engraçado, estamos sempre regulendo não é mesmo? uma hora mais rotação ou menos… mas sabemos onde a chave fica, ela estava toda desrosqueada, meu dedo nem passava em baixo, e eu nao sei se tem haver com esse vazamento, pois descobri os 2 erros de uma vez. Na verdade não sei se são 2 erros, nao sei se a chaveta de enroscar la de baixo dos carburadores tem haver com a descida da gasolina, ou se nao tem, pois se nao tiver a torneira ou o diafragma pode estar c defeito, e se tiver a ver, derepente eu ja solucionei e nao mais vai vazar gasolina, pelo fato de eu ter enroscado de volta. engraçado que não interferiu na rotação da moto, oe eu nao percebi, porém senti um forte cheiro de gasolina, acho q o menino q trocou o oleo pode ter mexido de propósito nessa chaveta. TEM HAVER MESTRE DAS GS500 ?? me ajuda aew mano.. vou verificar agora se as mangueiras estão nos lugares certos. grande abraço !!

      • Blz Raivix , olha só, não manjo de mecânica ( te aconselho e se cadastrar no http://www.gs500online.com.br , procurar o LÉO, que é um dos administrados do forum e especialista em GS500 , esse sim, é o mestre … rsssss) MAS, já passeio por isso, tive problema na torneirinha mas meu mecânico consegui consertá-la e trocou todas mangueiras além de corrigir , pos estavam invertidas … essa semana me vazou toda gasolina do tanque, porém, motivo foi excesso de sujeira no carburador além da substituição da mangueira de combustivel, e não deixar muito tempo parada , tipo, dez dias para + …. outra, eu deixo a torneirinha sempre no ON , cuidar para não deixar no PRI … deixando no RES vc corre o risco de ficar sem gasol…

  2. tem como limpar esse diafragama ?

  3. galera minha dúvida é o seguinte, minha gs tá com um problema na aceleração. às vezes quando acelero para sair, a moto fica sem força e apaga, isso acontece mais quando a gasolina está na reserva, após eu encher o tanque, esse problema acaba. outra coisa é quando eu acelero para sair, ela dá uns tiros no começo. me ajudem, valeu.

    • Amigo , tenho o mesmo problema que voce, por acaso ele foi solucionado?

  4. Boa noite galera, tenho uma Twister e estou inclinado a troca-la por uma GS500, achei uma 2008 com 19.000 rodados, a moto esta fina d+, li vários relatos de donos uns falam mal outros bem, e agora esses relatos dessa mangueira de gasolina com diafragma q vaza. Pois bem quero um concelho sobre a moto, se vale a pena adquirir uma. Sua manutenção e cara? A moto e boa, fiz um test drive, a moto anda muito. Estou com receio em comprar pois quero uma moto de maior cilindrada ma não tenho dindin para uma 600 aq na minah cidade esta en torno de 25.000,00 para mais; a 500 esta mais acessível mas mesmo assim 14.500,00 pedido nela não e pouca coisa, não quero jogar dindin fora pois não nasce em arvore. Quero conselhos quem puder me dar. No mais um abraço a todos; adorei o site.

    • Blz Sandro …
      Tenho uma GS500 2003 “carenada” desde 2008, e posso te afirmar, pra quebrar motor de GS tem que dar muito pau e não fazer a mautenção basica ….. A GS “come” muito oleo naturalmente e é sempre bom ficar de olho, principalmente após viagens …. no mais a moto é excelente, não há custo/beneficoi melhor …. pois, vc tem potencia de sobra em uma moto relativamente leve e de otima pilotagem e o preço praticado hoje é barbada pelo que ela oferece … já tive problemas com a torneirinha, troquei as mangueiras e um reparo e não incomodou mais, em ultimos casos, troca-se a torneirinha e boa… isso é o de menos …. uma coisa importante é vc ter um mecànico de confiança que não vá fazer besteria na moto, procure um que pelo menos tem experiencia em motos maiores e suzuki …. compre a GS e seja feliz …. falow

    • cara gs e muito boa ainda mais assim super inteira compra tranquilo. valeu!

  5. galera tenho um gs 500 ano 95 preciso da parte do meio da rabeta que uni as duas laterais por favor se souberem que tem ou onde vende me contate no 34:91969100 obrigado. ou imail nocyelgdjavan@hotmail.com

  6. minha gs ficou quase dois meses sem ligar, e na subida ela não passa de 40, tá bem lenta. Será a bateria?

  7. Sobre a torneirinha da GS 500 , existe um meio de soluçionar o problema : Tem no mercado uma peça chamada ¨REGISTRO DE COMBUSTIVEL , da marca CLIPPER , para 2 tanques . até 90 HP . Trata-se de uma peça náutica , ela custa em torno de 90 reais e substitui com sucesso a torneirinha , eu troquei a torneirinha por essa peça e não tive mais problema nenhum , agora tem que tomar alguns cuidados por ex : compre uma boa mangueira pq ela tem que ficar mais longa por causa da curvatura a peça é facil de instalar e tem tres estagio , fechada , reseva e normal . não esqueça de tampar a entrada da manqueirinha do vacuo que fica no carburador , pois ela não servira mais . Feito isso , pode dar adeus a maldita torneirinha , Um forte abraço

    • Olá Raai, Como vai?
      Estou ficando de cabelo branco com esta torneira da gs, já foi trocado o reparo e a danada só funciona em pri…estou querendo fazer o mesmo que vc, por favor teria como vc me enviar uma foto de como vc fez a instalação da sua ficarei muito grato!

      Att

      Tito

    • OLÁ AMIGO,PARABÉNS !GOSTEI DA SUA SOLUÇÃO!RESOLVEU SEU PROBLEMA ? POIS PRECISO RESOLVER ESSE MESMO PROBLEMA COM A MINHA GS500!A MINHA PERGUNTA É:QUANDO VOCE ESTÁVA ANDANDO COM A SUA MOTO COM ESSA PEÇA INSTALADA (REGISTRO DE COMBUSTIVEL CLIPPERPRA DOIS TANQUES)TANTO NA POSIÇÃO RESERVA OU LIGADA , AO ESTACIONAR A MOTO SENDO NA SUA GARAGEM OU NA RUA ,É OBRIGADO A FECHA O REGISTRO DE COMBUSTIVEL? , E COM ISSO ,QUANDO FOR SAIR COM A MOTO DENOVO TEM QUE RETORNAR A CHAVE NA POSIÇÃO LIGADA OU RESERVA !E SE CASO EU ESQUECER DE FECHAR, O QUE ACONTECE ? POIS TENHO MEDO TE CONTINUAR INDO GASOLINA DEMAIS PARA OS CARBURADORES E POSSIVELMENTE AFOGANDO A MOTO E TALVEZ INDO TAMBÉM PARAR DENTRO DO MOTOR ENXENDO E CONTAMINADO O OLÉO E ASSIM DANIFICAR O MOTOR!!!TEM COMO ISSO ACONTECER SE EU USAR ESSA PEÇA?ABRAÇO!!!

  8. raai endereço de email.sebastianraiquil@hotmail.com

  9. bom dia amigos,comprei uma gs500 2008/2009 que ficou parada 3anos,a moto esta funcionado agora,mas o problema esta no carburador,esta com mecanico ,ele não tem certeza da posição das mangueiras,…MAS O QUE ESTA ACONTECENDO É QUE A MESMA ESTA DANDO EXCESSO DE COMBUSTIVEL ANDA UNS 5KM DEPOIS APAGA E AFOGA E VAZA GASOLINA PELO RESPIRO,JA VI A TORNEIRA ESTA VEDANDO NORMAL…..
    ACHO QUE NÃO ESTAO CONSEGUINDO REGULAR A AGULHA OU ALGO PARECIDO ,melhor dizendo a moto esta encharcando sempre que ando,parada ela liga na boa.me ajudem amigos

  10. Tenho uma GS 2008 e também está com problema de vazar gasolina quando mudo a posição, vaza em on, será que está invertida a mangueira do on e do pri?

  11. ola amigo!! boa noite! minha gs depois que fiz o motor dela , nunca mais ficou a mesma, pois ela tá sem final,quando vc chama ela na acelerador, ela não corresponde e fica gasopando, como tivesse pedindo gasolina pra arrancar!! o pior que aqui quanto eles mais mexe, mais ficar pior!! alguem pode me ajudar???

  12. amigo nao sei se vc viu mais la encima da pagina esta um a”foto” de como montar as mangueira leva ela impressa pro seu mecanico

  13. a gs de alguem esta sumindo oleo ?

  14. obrigado pela ajuda

  15. estou com problemas com a minha gs 97 ,ela so esta funcionando com um cilindro o direito ,oesquerdo nao esta funcionando,e o carburador da esqueda esta voltando gasolina para o filtro. a vela da esquerda esta molha como se fosse oleo ,se alguem peder me dar uma luz agradesso muito.
    abraço.

  16. Olá, pra galera que tá com problema de gasolina entrando no filtro. Primeiro é bom ver se as mangueiras estão todas corretas. Caso estejam, há grande possibilidade de que seja a agulha de vedação. Comprei uma GS500E zero Km em 2011. Ela veio de fábrica com problema na agulha. Fui usando ela e o filtro foi enchendo de gasolina sem eu perceber, até que depois de uns 2 anos a gasosa entrou no carter e transbordou por tudo. Meu mecânico colocou as agulhas da CG 150; são iguaizinhas, as velas tbm são iguais a da CG. Não sou mecânico, só estou repassando minha experiência. Este aí é um problema sério porque pode dar calço hidráulico e entortar as bielas caso se insista em dar a partida… aí sim fud…

  17. Manos minha gs 2008 tá passando gasolina direto até acabar, alguém sabe o que está acontencendo, quando ela começa a falhar se eu não para num posto, não tem jeito ela para sem gasolina mesmo!

  18. Poxa, minha gs500 2008 esta vazando tambem, quando desliga a moto, as vezes depois de uns minutos vaza gasolina pelo Airbox Drain!? Pela caixa de ar?! Como chega la? Aí eu ando com ela na rua, e quando paro o vazamento pára. Complicado que nao tem uma posicao off…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: