Publicado por: MotociclismoBR | 21/03/2011

Manutenção GS500E – Parte I

    Achei por acaso esse artigo na net, do gustavo de Campo Largo – PR, onde ele registrou toda manutenção feita na sua GS500 , e achamos interessante, ainda mais no caso da GS, não poderia ficar fora do nosso blog…dividimos em 4 partes …  confiram …

Oficina do CLAM!

Manutenção da GS500:

Como eu mesmo faço a manutenção de minhas motos, conhecimento adquirido ao longo dos anos cuidando das CBs velhas, eis que o Clauber traz a sua GS 500 pra fazer aqueeela manutenção na moto. O cara usa, usa, usa a motoca e não quer gastar??

http://users.cjb.net/clam/gs.htm

Qualquer dúvida com relação a manutenção da GS500, nos escreva:fw2003cl@yahoo.com.br
  Gustavo, Campo Largo/PR

01km0an

Começando pelo básico, óleo e filtro. Mas não uma troca corriqueira. Primeiro, retiramos todo o óleo e deixamos escorrer bem (fica um dia inteiro escorrendo), retirando o filtro também e mais tarde soltando o carter inferior, que na GS é bem fácil (outras motos não permitem isso, só retirando o motor).

Aqui vemos o compartimento do filtro:

11filtroleo6hd

O carter já limpo (não estava sujo, a moto sempre foi bem cuidada):

22carter0pa

Porém a junta original estava bem ressecada, e ao retirá-la, partiu-se em vários pedaços. Fiz uma junta nova, de um material chamado “velomoid”, resistente a óleo e gasolina, a um custo de…. 2 reais!! Se bem me recordo, na concessionária uma junta nova saía por mais de 40 reais…

26juntacarter8sh

Vista do motor só pra ver “como é por dentro” (aparece o “pescador” de óleo e o filtro já montado em seu compartimento):

24blocoinferior5av

25blocoinferior4nc

Troca dos fluídos de freio, e limpeza do sistema: coisa simples, feita com um cotonete nos reservatórios, e fazer circular fluido novo pelos sistemas.

49fludotraseiro0tg

51fludotraslimpeza6qz

52fludodianteiro0nc

Verificação das pastilhas: dianteiras OK, mas as traseiras…. já constatado no visual do disco traseiro, bastante marcado, e confirmado pela inspeção nas pastilhas:

12pastilhadiscogastos7dw

Desmontado o sistema, levamos o disco num torneiro, que fez um belo trabalho:

47discotorneado5cc

48discotorneado1ie

O disco fica mais fino, e mais sujeito a empenamentos, mas é melhor, e mais econômico, fazer assim, do que comprar um disco usado suspeito ou morrer com uma fortuna na concessionária.

A pinça colocada foi a da Fabreck, na falta de marca melhor, e com especificação para a Ninja 11. Tanto os freios traseiros de várias Suzuki, algumas Kawazaki, e as primeiras CBs 400, todas com pinça Tokiko, usam a mesma pastilha.

 

50pinatraseira6tq

Pneu traseiro: estava bastante quadrado e quase no TWI. Este pneu é originalmente da CB500 (130/80, perfil mais alto). Antes que ele ficasse totalmente careca, optamos pelo frisamento dele, para aproveitá-lo mais um pouco. Há uma grande polêmica em torno dos pneus frisados… que eles podem estourar, que furam mais fácil, que desestabilizam a moto. Eu tive uma CB500, e em duas ocasiões, por falta de grana (e por sovinice assumida), usei o pneu frisado na traseira, em ambos os casos prolongando a vida útil em 5 mil km (quase 50% a mais), sem nenhum problema, inclusive fazendo longas viagens. Na minha opinião, frisando o pneu sem chegar na lona (por isso fazer antes que o pneu fique completamente liso), usar pressão mais baixa (o pneu gastará mais, e mais nos ombros, arredondando-o), e não abusar de altas velocidades, não há problema.

03pneugasto9dx

53pneufrisado1ah

https://suzukigs500.wordpress.com/

continua …


Responses

  1. Ola tenho peças de uma gs500e 2004 tds originais se solber d alguém enteressado é entrar em contato.

    • amigo vc tem o tanque dessa 2004.

  2. Beleza, show de bola essas dicas, parabéns!


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