Publicado por: MotociclismoBR | 22/05/2011

GS500 – Trocando óleo Da Suspensão Dianteira

     A suspensão dianteira da GS é muito macia, batendo no fim do curso por muitas vezes….pra melhorar basta vc trocar o óleo das bengalas por um mais viscoso, ou seja, mais grosso…na minha eu coloquei o 15w da motul, mas existem o 10w, 7,5w , 20w , 5w…..qto maior o numero , mais viscoso ele é….

     Vai de vc antes de soltar as bengalas vc tem q afrouxar as tampas delas, só afrouxar mesmo pq é mais fácil do q com elas soltas, a minha é modelo novo então é uma chave 19….no modelo antigo é diferente pq ele tem regulagem de pressão da mola…mas o trabalho é mesmo

     Para trocar o óleo temos q tirar as bengalas completamente, então comece tirando a roda dianteira e soltando todos esses parafusos circulados em amarelo – chave allen 6 encima e chave 14 embaixo

chave 10 encima e 14 embaixo

chave allen num 4

     Agora pegue nesta parte cromada e gire para um lado e para o outro puxando para baixo q ela vai sair por baixo..qdo ela sair, tem um suporte q vai preso nela q é onde vai preso as abas do farol, eles ficam soltos , então tome cuidado pra ñ deixar cair tudo..

 
     Pronto…agora termine de tirar a tampa das bangalas com cuidado pq a mola tá fazedo pressão e se vc ñ segurar ela voa longe….vire a bengala para retirar todo o óleo dentro de qualquer recipiente, mas tome cuidado pra ñ perder as peças internas dela q são mostradas na foto abaixo….estão na ordem de montagem………….faça movimentos "vai-e-vem" para tirar todo o óleo de dentro das bengalas, qto mais tempo a bengala ficar de cabeça pra baixo, mais óleo sai…



aproveita q já tá tudo na mão e dá uma limpada

 
     Esse é o óleo q eu usei , e esse é um copo de medidas pra cozinha q eu roubei da minha avó….eu fui pela marcação de litros, tomara q seja certa


     Em cada bengala vão 382ml de óleo, então medi mais ou menos 380 no copo…um pouco mais, um pouco menos, espero q ñ dê diferença e nenhum problema

jogue todo o óleo pra dentro da bengala pela parte de cima (lógico)

     Reparem q ele foi até a boca, mas isso pq a bangala estava toda afundada….

Se acontecer isso é só vc bombar pra cima e pra baixo q o óleo vai todo pra baixo

 

006 

Feito isso é só remontar tudo na ordem primeiro a mola

005
depois a arruela

007
 
depois esse caninho

004
 
e por fim a tampa….

Para recolocar a tampa vc tem q deixar a bengala toda para cima, assim a mola tem menos pressão….coloca a tampa e empurra pra dentro até chegar na rosca , então fazendo pressão para baixo vc gira a tampa pra pelo menos travar na rosca pra poder apertá-la até o fim, é meio ruinzinho de fazer sozinho, mas dá pra fazer …

003
depois é só remontá-las na moto e o trampo está pronto…

Autor: LEO (moderador do forum gs500online )

Fonte: http://www.gs500online.com.br

https://suzukigs500.wordpress.com


Responses

  1. Ola tenho uma GS 98 e troquei o oleo das bengalas com as dicas desta materia, usei o oleo mais denso e achei q melhorou muito a “bateção” do fim de curso das bengalas, valeu ai a dica…….tenho uma pergunta, como faço para verificar o alinhamento das mesas do guidao em conjunto com as bengalas? Pois noto que esta desalinhado para a esquerda e nao consigo acertar o alinhamento? desde ja agradeço…mbruder2010@hotmail.com

  2. Simplesmente nota 1000 este post.. Estava com minha Gs com a suspensão dianteira batendo. estava horrível, coloquei o Motul 20w e agora tenho uma nova moto… fiz exatamente o descrito no post. Muito obrigado Léo!! Parabéns!!

  3. oi gostaria de saber si e possivel eu mesmo trocar o retentor bengala da minga gs500 ano 99..tem algum post explicando como fazer..deste ja agradeço

    • vou verificar wilson, se achar, posto aqui no blog …

  4. Muito prático, bastou eu seguir essa orientações, que consegui trocar o óleo da minha Suzuki GS 500 (2008), usei o Fork Oil 10 da Motul, e posso dizer que melhorou 95%.
    Agradeço muito as explicações.
    Paulo Torrente
    Marília – SP

  5. Show de bola! Peguei uma gs que as bengalas dela talvez tenha empenado vcs sabem se de uma outra moto pega nela? Vlw!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: