Publicado por: MotociclismoBR | 22/05/2011

GS500 – Trocando óleo Da Suspensão Dianteira

     A suspensão dianteira da GS é muito macia, batendo no fim do curso por muitas vezes….pra melhorar basta vc trocar o óleo das bengalas por um mais viscoso, ou seja, mais grosso…na minha eu coloquei o 15w da motul, mas existem o 10w, 7,5w , 20w , 5w…..qto maior o numero , mais viscoso ele é….

     Vai de vc antes de soltar as bengalas vc tem q afrouxar as tampas delas, só afrouxar mesmo pq é mais fácil do q com elas soltas, a minha é modelo novo então é uma chave 19….no modelo antigo é diferente pq ele tem regulagem de pressão da mola…mas o trabalho é mesmo

     Para trocar o óleo temos q tirar as bengalas completamente, então comece tirando a roda dianteira e soltando todos esses parafusos circulados em amarelo – chave allen 6 encima e chave 14 embaixo

chave 10 encima e 14 embaixo

chave allen num 4

     Agora pegue nesta parte cromada e gire para um lado e para o outro puxando para baixo q ela vai sair por baixo..qdo ela sair, tem um suporte q vai preso nela q é onde vai preso as abas do farol, eles ficam soltos , então tome cuidado pra ñ deixar cair tudo..

 
     Pronto…agora termine de tirar a tampa das bangalas com cuidado pq a mola tá fazedo pressão e se vc ñ segurar ela voa longe….vire a bengala para retirar todo o óleo dentro de qualquer recipiente, mas tome cuidado pra ñ perder as peças internas dela q são mostradas na foto abaixo….estão na ordem de montagem………….faça movimentos "vai-e-vem" para tirar todo o óleo de dentro das bengalas, qto mais tempo a bengala ficar de cabeça pra baixo, mais óleo sai…



aproveita q já tá tudo na mão e dá uma limpada

 
     Esse é o óleo q eu usei , e esse é um copo de medidas pra cozinha q eu roubei da minha avó….eu fui pela marcação de litros, tomara q seja certa


     Em cada bengala vão 382ml de óleo, então medi mais ou menos 380 no copo…um pouco mais, um pouco menos, espero q ñ dê diferença e nenhum problema

jogue todo o óleo pra dentro da bengala pela parte de cima (lógico)

     Reparem q ele foi até a boca, mas isso pq a bangala estava toda afundada….

Se acontecer isso é só vc bombar pra cima e pra baixo q o óleo vai todo pra baixo

 

006 

Feito isso é só remontar tudo na ordem primeiro a mola

005
depois a arruela

007
 
depois esse caninho

004
 
e por fim a tampa….

Para recolocar a tampa vc tem q deixar a bengala toda para cima, assim a mola tem menos pressão….coloca a tampa e empurra pra dentro até chegar na rosca , então fazendo pressão para baixo vc gira a tampa pra pelo menos travar na rosca pra poder apertá-la até o fim, é meio ruinzinho de fazer sozinho, mas dá pra fazer …

003
depois é só remontá-las na moto e o trampo está pronto…

Autor: LEO (moderador do forum gs500online )

Fonte: http://www.gs500online.com.br

https://suzukigs500.wordpress.com


Responses

  1. Ola tenho uma GS 98 e troquei o oleo das bengalas com as dicas desta materia, usei o oleo mais denso e achei q melhorou muito a “bateção” do fim de curso das bengalas, valeu ai a dica…….tenho uma pergunta, como faço para verificar o alinhamento das mesas do guidao em conjunto com as bengalas? Pois noto que esta desalinhado para a esquerda e nao consigo acertar o alinhamento? desde ja agradeço…mbruder2010@hotmail.com

  2. Simplesmente nota 1000 este post.. Estava com minha Gs com a suspensão dianteira batendo. estava horrível, coloquei o Motul 20w e agora tenho uma nova moto… fiz exatamente o descrito no post. Muito obrigado Léo!! Parabéns!!

  3. oi gostaria de saber si e possivel eu mesmo trocar o retentor bengala da minga gs500 ano 99..tem algum post explicando como fazer..deste ja agradeço

    • vou verificar wilson, se achar, posto aqui no blog …

  4. Muito prático, bastou eu seguir essa orientações, que consegui trocar o óleo da minha Suzuki GS 500 (2008), usei o Fork Oil 10 da Motul, e posso dizer que melhorou 95%.
    Agradeço muito as explicações.
    Paulo Torrente
    Marília – SP

  5. Show de bola! Peguei uma gs que as bengalas dela talvez tenha empenado vcs sabem se de uma outra moto pega nela? Vlw!


Deixe uma resposta

Categorias

