Manutenção Preventiva – SUZUKI GS500E
Autor : Serjaum (GS500OnLine)
A Cada 1000 km:
– Limpeza e Lubrificação da Corrente ( Relação )
A Cada 1500 km: ( Recomendações do GS500 Online )
– Trocar Somente o Óleo do Motor
A Cada 3000 km:
– Troca ou Limpeza ( se for lavável ) do Filtro de Ar.
– Troca do Óleo do Motor e Filtro
A Cada 6000 km ou 12 Meses:
– Checar a Água da Bateria tal como os seus pólos também.
– Apertar os parafusos do Cilindro e os parafusos do Escape
– Chegar se as válvulas estão limpas
– Chegar os retentores e guarda pó das Bengalas
– Chegar a Qualidade das Velas ( Trocar se Necessário )
– Chegar as mangueiras do sistema de Alimentação ( Gasolina )
– Trocar o Óleo e o Filtro de Óleo
– Limpar e Ajustar os Carburadores
– Checar e Ajustar o parafuso da Mistura ( Ar / Combust. )
– Chegar o “Alivio” da Embreagem tal como os cabos
– Ajustar a folga da Relação ( Trocar se Necessário )
– Chegar as Pastilhas de Freio Diant. / Trás. ( Trocar se Necessário )
– Chegar o Sistema de Freio
– Chegar as condições de Rodas e Pneus ( Trocar se Necessário )
– Chegar a Caixa de Direção, Checar os Rolamentos e Lubrifica-los
– Chegar se os “todos” os parafusos estão bem apertados
A Cada 12.000 km ou 2 Anos:
– Trocar definitivamente o Filtro de Ar
– Trocar definitivamente os retentores da bengala e os guarda pó
– Chegar a Suspensão Diant / Trás. ( trocar Óleo das Bengalas se necessário )
A Cada 2 Anos:
– Trocar definitivamente todo o Fluido de Freio
A Cada 4 Anos:
– Trocar as mangueiras do Sistema de Freios
– Trocar as Mangueiras do Sistema de Alimentação ( Combust. )
Manutenções a parte se Necessário:
– Checar os Cabos de Acelerador, Embreagem e Freios
– Chegar a Sincronização dos Carburadores
– Chegar o Alinhamento das Rodas
– Chegar os rolamentos da roda
– Trocar o Óleo das Bengalas
– Chegar a Compressão dos Cilindros
– Chegar a pressão do Óleo
Especificações SUZUKI GS500:
Óleo do Motor: SAE 20W/50 ( Qualidade Superior a SF )
Troca de Óleo: 2,6 L
Troca do Óleo e Filtro do Óleo: 2,9L
Óleo da Bengala: SAE 10W Óleo de Bengala
Quantidade de Óleo da Bengala: 382 ml
Fluido de Freio: DOT 4
Pressão dos PNEUS:
Somente Piloto
Diant: 33 psi / Tras: 36 psi
Piloto e Carona
Diant: 33 psi / Tras: 41 psi
dicas sobre as velas ( manual do proprietário)
Velas NGK…..-…..nippondenso…..-…..observações
-> DPR7EA-9…..-…..X22EPR-U9 …..-…..se a vela tende a umidificar-se, substi-
tua por esta vela .
–> DPR8EA-9…..-…..X24EPR0U9…..-…..vela padrão
-> DPR9EA-9…..-…..X27EPR-U9…..-…..se a vela tende a superaquecer-se subs-
titua por essa vela .
OBS: Como a nossa Gasolina é de uma baixa qualidade tremenda, recomenda-se trocar o Óleo do Motor .
A cada 3000 km e não 6000 km como especificado.
informações postadas baseadas em informações técnicas somadas a experiência de
utilização de proprietários de GS500.
fonte: http://gs500online.com.br
Adorei esta pagina de manutenção. Estou adquirindo uma GS 500 2008 e o ex-proprietário não tem o manual do usuário. Já fiz tour na WEB e ninguém tem o deste modelo, só o de oficina dos anos 90, que já baixei. Nota dez.
By: Rinaldo Alencar on 02/01/2011
at 9:41 pm
eu também estou adquirindo uma GS 500 2007 ,por enquanto só alegria ,a moto é de mais , pois estava acostumado com 250/300 cilindradas .estou achando a suspensão dianteira muito macia , o que fazer …..valeu
By: Fernando Antonio Alves on 24/12/2012
at 10:19 pm
Troca o óleo da bengala pelo Forkoil 15 que melhora bastante …
By: ARQMOTO on 04/01/2013
at 8:08 pm
Parabéns por esse manual, também sou um recente proprietário dessa escelente moto GS 500, e como sempre não venho com o manual do proprietário original…
Tenho duvida quanto ao farol, parece que foi adaptado, um farol dentro do outro!
É assim mesmo?
Abraços.
By: BRUNO on 20/03/2011
at 1:51 pm
blz bruno … desconheço esse lançe de farol dentro do outro, tá cheirando gambiarra….verifque com seu mecanico
By: ARQMOTO on 20/03/2011
at 5:55 pm
Gostei do material publicado. Excelente! Tenho uma GS-500/2008 e gostaria de saber se o kit de relação vendido pelas lojas com a marca VAZ também serve para este modelo. No site da Vaz é especificado para o modelo GS-500/E. Existe outra marca recomendada? Qual?
By: Rinaldo Alencar on 24/03/2011
at 11:25 pm
tem gs 500 2010?
By: ismael costa de moraes on 17/01/2012
at 8:29 pm
Não Ismael …. esses modelos de 2007 a 2009 que foram lançados, eram sobras que a suzuki tinha na espanha e que a J.Toledo arrematou após a GS sair de linha por lá …
atualmente o unico lugar que ainda produz a GS500 no mundo é nos EUA e não tem a naked, somente o modelo “F” carenada ….
By: ARQMOTO on 25/01/2012
at 2:57 pm
Estou muito satisfeito com a minha vizita ao blog. Um grande abraço a todos.
By: Roger Alberguini. on 25/02/2012
at 8:09 am
Gostaria de opinião de proprietários da gs 500 sobre o custo beneficiom se é uma boa moto, quem comprou se arrependeum ou qual o melhor ano das usadas, se quebra muito, desde já meus agradecimentos pelos comentários… Séri……
By: seri on 21/03/2012
at 1:40 pm
Seri, a GS500 é sem duvida a melhor moto de media cilindrada … potente e confortavel, excelente na cidade e muito boa na estrada … consumo entre 18 e 22km/l ou mais depende da tocada, tenho a minha desde 2008 (é uma 2002) e foi para oficina 2 vezes e nada demais … as peças basicas não são caras, o que complica é se cair, aí o bolso vai doer, mas isso é suzuki,kawasaki, yamaha, etc .. caiu , o bolso se assusta …. a minha está carenada, e vou vender para pegar uma maior, senão ficava com ela na boa …compre e seja feliz …
By: ARQMOTO on 24/03/2012
at 3:51 am
Seri, adquiri recentemente uma GS500 2008, estou muito satisfeito e pelo que tenho pesquisado é uma excelente motocicleta. Fiquei abismado com consumo dela na estrada, andando em velocidade cruzeiro (120, 130 km/h) média de 26 km/l.
By: Sergio Gila on 02/05/2012
at 3:48 pm
Parabéns pelo blog, estava em duvida qto a quantidade de óleo do telescópio dianteiro para poder efetuar a troca.
By: Sergio Gila on 02/05/2012
at 3:44 pm
gostaria de saber se e da natureza da modelo 2007 um barulho de bater de valvulas a moto possui baixa quilometragem rodada cerca 15500 constante mesmo com o mortor quente grilo pertubardor mais nao muito auto
By: paulo cesar barreto on 09/05/2012
at 5:30 am
Blz Paulo … não manjo de mecânica, mas vc poderia se cadastrar no http://www.gs500online.com postar sua duvida lá que a galera vai te ajudar …
By: ARQMOTO on 09/05/2012
at 4:37 pm
parabens pela página. achei muito util para nos que gostamos dessa otima moto.
By: regis on 09/10/2012
at 9:17 pm
muito blog adquiri recentemente uma gs 2009 com muito pouca km to indo com calma.
By: rodrigo on 22/08/2013
at 1:26 am
Sou proprietário de uma Suzuki Gs500 1997…O manual dela diz que o óleo deve ser o 20w/40w…Esta informação confere???? Todo mecânico confirma que pode ser usado o 20w/50w, mas meu mecânico recomendou o 20/40 por ter canaletas muito finas….me tira esta dúvida.
By: Bruno on 10/09/2013
at 9:06 am
Boa tarde amigos, tenho uma Gs 07/08. Ela estava com barulho ”
nhec nhec” esse fds vi que todos os parafusos do motor estavam ”soltos”, e apertei todos, o barulho acabou , mais agora ela começou a vibrar mais, será que a folga nos parafusos eram normais ?
By: Felipe Campos on 02/12/2013
at 6:22 pm